Formação para Executivos em Gestão do Turismo | Edição 2015

Apresentação
O turismo em Portugal, e de modo particular na Região Autónoma da Madeira, tem um peso económico relevante, tendo representado 11% da exportação de bens e serviços em 2013, sendo um importante fator de desenvolvimento regional.
A Região Autónoma da Madeira, como região insular e ultraperiférica, vê a sua economia fortemente influenciada pelos fluxos turísticos, pelo que é do maior interesse acompanhar as modificações ocorridas nos diversos subsectores desta indústria, bem como as relações entre os diferentes agentes. A Formação para Executivos em Gestão do Turismo irá assentar num plano de estudos coerente e atual. Terá um corpo docente de renome nacional e internacional, que será responsável por estruturar e fazer funcionar cinco cursos breves de três dias, correspondendo cada um a 24 horas de formação.

Objetivos
Apresentar aos executivos os principais aspetos do novo contexto, as estratégias e os instrumentos de gestão de empresas do sector do turismo. Pretende-se, assim, construir uma modelização do futuro, na área em referência, de forma a melhorar a competitividade do sector na Região Autónoma da Madeira, através da aplicação de metodologias apropriadas.

Destinatários
Empresários, proprietários e diretores de empresas ou de organizações do sector do turismo, com ou sem formação académica superior, que pretendam adquirir, aprofundar ou atualizar os seus conhecimentos.

Coordenação do Programa
Josep-Francesc Valls Giménez
Professor Catedrático do departamento de Direção de Marketing da ESADE – Escuela Superior de Administración e Dirección de Empresas – Business School.

Cursos
1. “Comercialização do Turismo e as novas tecnologias na era da desintermediação”
2. “Liderança em empresas do sector do turismo. O papel dos executivos: gestão e motivação de equipas, otimização do tempo e aplicação de inteligência emocional na gestão da empresa”
3. “Estrutura do produto no destino insular”
4. “Planeamento estratégico em empresas do sector do turismo”
5. “Custos e gestão financeira na maximização do lucro em empresas do sector do turismo: empreendimentos turísticos, restaurantes, transportes, rent-a-car, animação turística, etc.”


O Programa destaque_5de Formação para Executivos em Gestão do Turismo da Universidade da Madeira está certificado pelo Turismo de Portugal, I.P., com o Selo de Qualidade n.º 1/2015/Turismo/TP