Author Archives: Projeto Turismo - UMa

  • 0

DROTA e UMa unidas para a linha de investigação “Destino”

A Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) está a atuar, em parceira com a Universidade da Madeira no âmbito do “Projeto Turismo: caraterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, um projeto cofinanciado pelo programa regional “Madeira 14-20”. Esta parceria resulta da recolha de informação para a linha de investigação “Destino” que tem como objetivo abordar a proteção e a gestão ambiental da Região.

Aceda à notícia completa aqui.

 


  • 0

Turismo e UMa na Revista Portugal Inovador (Jornal Público)

“Formar, investigar e dinamizar o Turismo”, notícia publicada na Revista Portugal Inovador (Jornal Público), Edição de Setembro de 2018, referente ao trabalho desenvolvido na Universidade da Madeira em prol do Turismo.

Descarregue a Edição de setembro de 2018 aqui. A notícia supracitada está na pág. 13 e 14.

 


  • 0

Submissão de Propostas para o Congresso “Ciência, Cultura e Turismo Sustentável”

Category : Congressos

Estão convidados a submeter trabalhos de investigação recente, estudos de caso ou boas práticas de natureza interdisciplinar: instituições de ensino superior, centros de investigação, sociedades e associações científicas, Organizações Não Governamentais, empresas e demais interessados.

Data limite da submissão de propostas: até ao dia 08 de outubro de 2018.

Áreas temáticas:
Turismo e Desenvolvimento;
Ciência, Museus e Património;
Natureza, Conhecimento e Turismo;
Artes, Cultura Urbana e Criatividade.

“Assente nos objetivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e nos princípios orientadores da UNESCO, este congresso pretende lançar olhares cruzados sobre os temas da Ciência, Cultura e Turismo Sustentável, através da promoção de um debate amplo e aberto sobre os seus desafios e perspetivas na sociedade portuguesa contemporânea.”

Submeta aqui a sua candidatura.


  • 0

Entrevistas para o Projeto Slow Tourism & E-Tourism

Category : Projetos

Aqui fica o registo do trabalho que tem vindo a ser feito pela UMa a respeito do Projeto “Slow Tourism & E-Tourism: prepare to change for the close future” (STET).
Ao longo dos últimos meses, vários especialistas em turismo, hotelaria, tecnologias e atividades na natureza têm sido entrevistados com o propósito de recolher imagens para o produto final do Projeto – um curso online sobre Slow Tourism & E-Tourism. Disponível em breve!

*

Projeto: Slow Tourism & E-Tourism: prepare to change for the close future (STET)

Parceiros: AFORMAC; P.A.P Corp. Hotels; Euroform RFS e Universitat de les Illes Balears

Programa: Erasmus +

*


  • 0

Trabalho de Investigação no Cabo Girão

Entre os dias 1 e 11 de agosto, os investigadores do Projeto Turismo deslocaram-se ao Miradouro do Cabo Girão para dar continuidade ao estudo “Capacidade de Carga e Gestão Ambiental” – estudo que está a ser elaborado a respeito da linha de investigação “Destino”.

 

 


  • 0

O Projeto Turismo está imparável na busca de dados para o estudo da linha de investigação “Destino”!

Entre 15 de Maio e 17 de Junho, os nossos investigadores deslocaram-se ao Rabaçal de modo a dar continuidade ao estudo de benchmarking, nomeadamente na medição da capacidade de carga e do grau de satisfação do turista, visitante, população e empresas. 

O próximo ponto turístico para análise será o Cabo Girão. 


  • 0

Category : Investigação

No âmbito do Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira, os nossos investigadores deslocaram-se a Tenerife com o objetivo de efetuar um estudo de benchmarking através da medição da capacidade de carga e do grau de satisfação do turista, visitante, população e empresa em espaços UNESCO.

Este trabalho contou com a colaboração da Universidade de La Laguna. 

 

 

 

 

 

 


  • 0

Seminário “Inovação em Produtos e Destinos Turísticos: Desafios para os Espaços Insulares”

4 de Maio de 2018- Universidade da Madeira

No passado dia 4 de Maio de 2018, no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, decorreu o Seminário ‘Inovação em Destinos e Produtos Turísticos: Desafios para os Espaços Insulares’.

Este seminário contou com a presença do coordenador do Doutoramento em Turismo do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), Jorge Umbelino; de Alfonso Vargas-Sánchez, da Universidade de Sevilha(US), de Francisco Silva e Maria do Céu Almeida, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), de Josep-Francesc Valls, Catarina Fernando e António Almeida, da UMa; de Dorita Mendonça, diretora Regional do Turismo; de Paulo Oliveira, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e dos empresários Luís Dias e José Alberto Cardoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  • 0

Lançamento do Livro “Turismo e Desporto de Aventura: Atividades com Manobras de Corda”

Tags :

Category : Lançamentos

Covidamos todos a assistir ao lançamento do livro “Turismo e Desporto de Aventura: Atividades com Manobras de Corda” às 16.30h do dia 4 de maio (sexta-feira).

Esta apresentação está integrada no seminário “Inovação em Destinos e Produtos Turísticos: Desafios para os Espaços Insulares“. 

(É dispensável a inscrição no seminário se quiser apenas assistir à apresentação do livro).
 
Aguardamos por si. 

  • 0

Seminário: “Inovação em Destinos e Produtos Turísticos: Desafios para os Espaços Insulares”

Category : Convites

4 de Maio de 2018 – Universidade da Madeira

Já no próximo dia 4 de Maio de 2018 (sexta-feira), no Anfiteatro da Reitoria da Universidade da Madeira no Colégio dos Jesuítas, realizar-se-à o seminário “Inovação em Destinos e Produtos Turísticos: Desafios para os Espaços Insulares”.

Com este seminário, pretende-se contribuir para aprofundar o debate em torno do desenvolvimento turístico sustentável dos destinos insulares, em particular o caso da Madeira.

INSCRIÇÃO | PROGRAMA