Aquivo do autor: turismo

O Centro de Formação e Investigação em Turismo da Universidade da Madeira (CFIT-UMa) pretende promover a publicação de artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem e a realização de estudos de caso, que poderão ser utilizados nos cursos de pós-graduação e MBA, mestrado e formação executiva. Pretende, ainda, uma melhoria da qualidade metodológica, através da contratação de investigadores, da melhoria de infraestruturas de investigação, da criação de emprego altamente qualificado e do estabelecimento de parcerias com instituições internacionais líderes em investigação em turismo, como a Universidade de La Laguna (Institute of Social and Political Science and Tourism), Aberyswyth University (Centre for Local and Regional Enterprise) e a Oxford Brookes University, que serão elementos essenciais para transmissão de conhecimento nos Projetos de I&D abaixo elencados.
Decorrente destas ações o CFIT-UMa poderá apresentar candidaturas a projetos de investigação e desenvolvimento a programas de financiamento no âmbito do Horizonte 2020 ou de programas específicos como o PROCiência 2020.
A operação transversal desenvolve-se em torno de três grandes áreas, designadas por Projetos de I&D:

1) Projeto “Destino”
O turismo envolve a movimentação de pessoas, dos locais de origem para os locais de destino, por conseguinte não poderá ser descurada a importância que os diversos transportes detêm no desenvolvimento da atividade. Isto torna-se ainda mais evidente para as regiões insulares, dependentes essencialmente do transporte aéreo para garantir a sua acessibilidade. O Projeto “Destino” está focado na investigação dos fatores de atração, nas vantagens competitivas do destino, no potencial e na avaliação da rede de acessibilidades e mobilidade turística da Região.

2) Projeto “Market”
Os destinos maduros desenvolvem esforços maciços de redefinição da imagem, de forma a potenciar a renovação dos clientes, com base em novos segmentos/nichos e a fidelização da base de clientes atuais. Malgrado a perceção de que existem múltiplos focos de interesse (ex. turismo náutico, de natureza, cultural) falta informação precisa sobre o potencial de mercado destes nichos. O Projeto “Market” está focado na caracterização do mercado turístico na região, com incidência no estudo da concorrência, no potencial das áreas diferenciadoras deste mercado e na análise dos comportamentos dos potenciais e atuais clientes.

3) Projeto “Impacto”
O desenvolvimento da investigação científica integrará, além das questões científicas, questões sociais e económicas que irão servir a indústria. O Projeto “Impacto” está focado no apuramento do impacto macroeconómico do sector do turismo na economia e na criação de indicadores determinantes para apoio à tomada de decisão dos intervenientes no sector do turismo. Com incidência na otimização das atividades de promoção turística e na criação de soluções inovadores para aplicação no sector do turismo.

Palestra: “Evolução do Mercado de Cruzeiros na Europa”

No passado dia 28 de junho teve lugar, no Colégio dos Jesuítas na Universidade da Madeira, a segunda palestra de 2017 do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa intitulada “Evolução do Mercado de Cruzeiros na Europa”, que teve como oradores o Dr. Francisco Teixeira, Representante da Royal Caribbean Cruises e a Dra. Patrícia Bairrada, Gestora Comercial e Relações Públicas na APRAM. Contou também com o moderador Prof. Doutor. Josep-Francesc Valls, Coordenador do Centro de Formação e Investigação em Turismo da Universidade da Madeira (CFIT-UMa).

Aceda aqui às apresentações:

19601213_1432245480155126_819653956379616076_n19601345_1432245390155135_1203782408113413842_n  19598627_1432245110155163_1122428154341712416_n 19511156_1432245113488496_7382126466413919368_n 19511071_1432245203488487_6380132122767051026_n 19437336_1432245360155138_3758382040504566246_n 19430163_1432245183488489_3425322825757294019_n

Palestra “Evolução do Mercado de Cruzeiros na Europa”

Ciclo de Palestras CFIT-UMa 2017

“Evolução do Mercado de Cruzeiros na Europa”

Local: Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira | Colégio dos Jesuítas

Dia: 28 de junho | 18h00

Abertura: Professor Doutor Josep-Francesc Valls – Coordenador do Centro de Formação e Investigação em Turismo da Universidade da Madeira – “Cruzeiros: uma oportunidade para Madeira”

Exposição: Evolução do Mercado de Cruzeiros na Europa

  • Francisco Teixeira, Representante da Royal Caribbean Cruises
  • Patrícia Bairrada, Gestora Comercial e Relações Públicas na APRAM – Portos da Madeira: “A Madeira e o seu posicionamento no corredor Atlântico”

Moderador: Professor Doutor Josep-Francesc Valls

A entrada é livre mediante a inscrição prévia em: https://tinyurl.com/palestra28junho

CONVITE_AF

Palestra “Turismo Sustentável e Inovação”

No passado dia 28 de abril teve lugar, no Colégio dos Jesuítas na Universidade da Madeira, a primeira palestra de 2017 do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa intitulada “Turismo Sustentável e Inovação”, que teve como orador principal o Prof. Eduardo Parra López, Presidente da Associação Espanhola de Peritos Científicos em Turismo (AECIT) e Professor Titular da Universidade de La Laguna. Contou também com os oradores Roland Bachmeier (Administrador do Grupo Hoteleiro Galo Resort Hotels e Presidente da Mesa de Hotelaria da ACIF) e Professor José Jesus (Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira).

Aceda aqui às apresentações dos oradores:

IMG_7210 IMG_7215 IMG_7219 IMG_7221 IMG_7222 IMG_7231 IMG_7232 IMG_7234 IMG_7237 IMG_7248 IMG_7250

Palestra: “Turismo Sustentável e Inovação”

Ciclo de Palestras CFIT-UMa 2017

“Turismo Sustentável e Inovação”

Local: Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira| Colégio dos Jesuítas

Dia: 28 de abril 2017 | Hora: 18h

Abertura: Profº Doutor Sílvio Fernandes (5 minutos) – Vice-Reitor da Universidade da Madeira – Turismo Sustentável e Inovação para o Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira

Exposição: Turismo Sustentável e Inovação

  • Profº Doutor Eduardo Parra Lopes, (15 min), Presidente da Associação Espanhola de Peritos Científicos em Turismo (AECIT) e Professor Titular da Universidade de La Laguna – Islands Tourism, Sustainable, Development: New Challenges”
  • Roland Bachmeier, Administrador do Grupo Hoteleiro Galo Resort Hotels e Presidente da Mesa de Hotelaria da ACIF, (15 min) – “Boas práticas e novidades na Hotelaria”
  • Profº Doutor José Jesus, (15 min), Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira – “Sustentabilidade do Turismo – Aspetos ambientais”

Moderador: Profº Doutor Sílvio Fernandes

A entrada é livre mediante a inscrição prévia em: https://tinyurl.com/palestra-uma

Convite0.1

Formação para Executivos 2016: Marketing Digital, Redes Sociais e GDS

Nos dias 4, 5 e 7 de maio decorreu na Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas) o curso “Marketing Digital, Redes Sociais e GDS” do Programa de Formação para Executivos em Gestão do Turismo 2016,  lecionado pelo Prof. Josep-Francesc Valls e que contou com a presença do executivo convidado Dr. Miguel Ángel Puertas (Diretor Geral da Amadeus Portugal).

IMG_8272

IMG_8281

IMG_8267

Palestra: Os Custos da Insularidade no Turismo

No passado dia 24 de fevereiro teve lugar, no Colégio dos Jesuítas na Universidade da Madeira, a segunda palestra do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa intitulada “Os Custos da Insularidade no Turismo”, que teve como orador convidado o Dr. José Lopes, Diretor Comercial da easyJet para Portugal.

IMG_5060

IMG_5074.1

IMG_5068.1

Palestra: Os Custos da Insularidade no Turismo

24 de fevereiro / 18h00

Local: Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira| Colégio dos Jesuítas

Programa:

1. Intervenção do moderador: Josep Francesc Valls (15 min)

2. Exposição: Os custos da Insularidade no Turismo

Dra. Alexandra Mendonça – Presidente do Conselho de Administração da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S. A. (15 min)

Eng.º Duarte Ferreira – Diretor dos Aeroportos da Madeira (15 min)

Dr. José Lopes –  Diretor Comercial da Easyjet para Portugal (15 min)

3. Discussão (15 min)

Entrada livre mediante inscrição. Clique aqui para realizar a sua inscrição.

 

Palestra: Internacionalização das Empresas Turísticas Portuguesas

No passado dia 11 de novembro teve lugar, no Colégio dos Jesuítas na Universidade da Madeira, a primeira palestra do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa intitulada “Internacionalização das Empresas Turísticas Portuguesas”.

O Dr. António Trindade, Presidente e CEO do Grupo Porto Bay; a Engª Paula Cabaço, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira; e o Dr. Eduardo Magalhães, Diretor Comercial da TUI Portugal, foram os oradores convidados da palestra. A moderação esteve a cargo do Prof. Doutor Josep-Francesc Valls, Coordenador do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa.

IMG_4354 IMG_4351 IMG_4326 IMG_4320As apresentações dos oradores convidados e do moderador estão disponíveis para download:

– Estado da internacionalização das empresas turísticas em Portugal e na Madeira (Prof. Valls);

– Exposição: estado da internacionalização do sector hoteleiro / Grupo Portobay Hotels (Dr. António Trindade);

– Exposição: estado da internacionalização do sector dos operadores turísticos / TUI Viagens Portugal (Dr. Eduardo Magalhães).

 

Palestra: Internacionalização das Empresas Turísticas Portuguesas

11 de novembro 2015 / 17H00

Abertura (5 min)
Palestra
a) Intervenção do Moderador: Prof. Josep-Francesc Valls (5 min)
Estado da internacionalização das empresas turísticas em Portugal e na Madeira
b) Exposição: estado da internacionalização do sector/empresa
- Sector do Hotelaria
Dr. António Trindade, Presidente e CEO do Grupo Portobay Hotels (10 min)
- Sector dos Operadores Turísticos
Dr. Eduardo Magalhães, Diretor Comercial da TUI Viagens Portugal (10 min)
- Sector do Vinho
Eng. Paula Cabaço, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (10 min)
c) Discussão (35 min)
Questões:
- Barreiras à internacionalização das empresas turísticas portugueses
- Estratégias de penetração nos mercados internacionais (alianças)
- Equilíbrio entre a quota de mercado nacional e internacional
- Posicionamento internacional de Portugal e Madeira a partir dos conhecimentos turísticos adquiridos
d) Questões do público (15min)

A entrada livre mediante inscrição. Clique aqui para realizar a sua inscrição.