Author Archives: Projeto Turismo - UMa

  • 0

Mara Franco, investigadora do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Polo da Universidade da Madeira, foi à Grécia no passado dia 19 de setembro para apresentar o estudo “The Level of Proximity of Latin Countries in Terms of Costumers Expectations about Services: Application to the Hotel Service”.

Esta apresentação foi realizada no âmbito da XII Conferência Anual da EuroMed Academy of Business.
👉 https://euromed2019.com/

É de salientar que este estudo foi conduzido pelo “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Regional Madeira 14-20, e recebeu o Prémio de Artigo Altamente Recomendado.

Pode aceder ao estudo através do Livro de Proceedings disponível no seguinte link: https://euromed2019.com/book-of-proceedings/, na página 240.


  • 0

O Futuro do Turismo na Madeira | 24 SET

Na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, pelas 14:30h no Colégio dos Jesuítas, decorrerá a conferência subordinada ao tema “O Futuro do Turismo na Madeira”.

A participação é gratuita mediante inscrição através do formulário.

Mais informação sobre a conferência pode ser consultada aqui .


  • 0

Congresso Internacional de Turismo no Funchal

Category : Sem categoria

O CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, através da parceria da Universidade da Madeira e o Instituto Politécnico de Leiria, irá promover o XI Congresso Internacional de Turismo, que terá lugar entre 5 e 7 de novembro do presente ano, no Colégio dos Jesuítas, Funchal.
Este evento visa apresentar e discutir experiências nacionais e internacionais sobre os avanços e tendências na pesquisa sobre o turismo, sustentabilidade, viagens e hotelaria. Um dos grandes destaques desta edição será a atribuição de um prémio ao melhor artigo científico apresentado.
Este congresso tem como tema principal “A imagem e a sustentabilidade dos destinos turísticos” e tem os seguintes objetivos:
● Apresentar e discutir experiências nacionais e internacionais sobre competitividade, sustentabilidade, branding, marketing e experiências dos clientes dos destinos turísticos;
● Proporcionar um fórum aberto para a troca de pontos de vista sobre temas relacionados com a estratégia de destinos turísticos e gestão entre a comunidade, estudantes, académicos, políticos, empresários e profissionais;
● Explorar e discutir novas perspectivas sobre turismo e desenvolvimento regional, a fim de promover novas abordagens metodológicas e empíricas;
● Analisar a importância das atividades turísticas e seu impacto nos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais ao nível regional, nacional e internacional.

Por fim, este conta com a presença de personalidades como: Prof. Luíz Moutinho da Universidade de Suffolk, Prof. José Manuel Simões da Universidade de Lisboa, o Prof. António Almeida da Universidade da Madeira, entre outros.


  • 0

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


  • 0

Projeto SmartDest – Destino Turístico Inteligente

Nos passados dias 18 e 19 de junho, o CiTUR Madeira realizou um workshop denominado “Workshop Smartdest – Destino Turístico Inteligente” cujo objetivo consiste em criar novas ferramentas de estratégia e desenvolvimento para as ilhas, tendo em conta o turismo.

Neste evento foi apresentado o fim da primeira fase do projeto (MAC), um estudo de diagnóstico sobre a Região Autónoma da Madeira e uma proposta de um plano estratégico para o Turismo da Madeira.

O Smartdest aliena em si o objetivo de avaliar o espaço de cooperação definindo um plano e utilizando tecnologia inovadora para a discussão de destinos turísticos inteligentes. E espera que a cooperação entre todos os envolventes constitua um laboratório de experimentação para as inovações tecnológicas, considerando todo o setor turístico e a experiência acumulada dos parceiros deste projeto, bem como um espaço onde as empresas, empreendedores, operadores turísticos e gestores de um destino possam desenrolar os seus projetos com todas as infraestruturas necessárias. É necessário um espaço que ofereça as maiores facilidades ao nível de informação e que despolete novos modelos de negócio com o objetivo de incorporar as empresas tecnológicas e turísticas num nicho de atividade de crescimento global e com impacto na criação de emprego.

Em suma, o Smartdest visa fazer melhorias quanto à integração das tecnologias de informação no turismo, bem como beneficiar a investigação nesta área, possibilitando e facilitando a cooperação entre os interessados nesta área.

É um projeto que pertence ao Programa de Cooperação Territorial Madeira Açores Canárias (MAC) 2014-2020, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg.


  • 0

Expomadeira 2019

Category : Sem categoria

Estivemos no stand da UMa, na Expomadeira, nos passados dias 5 a 14 de julho, para divulgar a oferta e a atividade da Universidade da Madeira na área do turismo:

• Cursos breves de formação avançada em gestão do turismo – Formação para Executivos http://turismo.uma.pt/?page_id=11

• Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira https://www.uma.pt/…/licenciatura-em-direcao-e-gestao-hote…/

• CTeSP em Guias da Natureza https://www.uma.pt/ensino/ctesp/guias-da-natureza/

• CTeSP em Cozinha e Produção Alimentar https://www.uma.pt/…/ctesp/ctesp-em-cozinha-e-producao-ali…/

• A plataforma e os cursos online produzidos através do projeto internacional “STET” (Slow Tourism & E-Tourism), cofinanciado pelo Programa Erasmus + http://www.slowtourismacademy.com/

• Investigação científica produzida através do “Projeto Turismo: caracterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional http://turismo.uma.pt/?page_id=13

• Projeto “SmartDest”, que utiliza tecnologia inovadora para a formação de destinos turísticos inteligentes, através do Programa de Cooperação INTERREG Madeira, Açores e Canárias https://www.uma.pt/…/workshop-smartdest-destino-turist…/850/

• Resultados da Satisfação do Turista nos principais eventos turísticos da R.A.M. http://turismo.uma.pt/?page_id=971


  • 0

CiTUR em “Perspectiva(s)”

No passado mês de Junho do ano corrente, a revista “Perspetivas”, integrado no Jornal “Público”, destacou o Centro de Investigação promovendo o seu trabalho. CiTUR é um centro de investigação e inovação que conta com investigadores nacionais e internacionais, que vêem no CiTUR um modo de criar parcerias para benefícios de desenvolvimento turístico à escala global.
A revista destaca os seis polos (Algarve, Coimbra, Estoril, Guarda, Leiria, e Madeira) distribuídos de forma estratégica para, deste modo, permitirem atender a todas as necessidades e problemáticas existentes. Refere também as seis Linhas Temáticas de Investigação:

-Economia e Gestão do Turismo;

-Turismo, Hospitalidade e Restauração;

-E-Turismo;

-Território e Destinos Turísticos;

-Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos e da Animação;

-Turismo, Cultura, Sociedade e Linguagem.

Não obstante, visa demonstrar a revista científica internacional do seu centro de investigação, e promove o XI Congresso que irá decorrer entre os dias 5 e 7 denovembro, no Funchal.

Aceda à revista na integra, através deste link 👉http://perspetivas.pt/wp-content/uploads/2019/…/35_PERSP.pdf


  • 0

Madeira a um passo do Slow Tourism

 

A Universidade da Madeira (UMa) organiza no próximo dia 30 de maio a mesa redonda “Madeira a um passo do Slow Tourism”, com vista a um debate alargado sobre os conceitos de Slow-Tourism e E-Tourism e em particular como as empresas regionais se adaptam a tais conceitos. Serão também apresentados os estudos mais recentes nestas duas áreas.

A abertura será presidida pelo Pró-Reitor e Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da UMa, Prof. Doutor João Prudente, e está marcada para as 17h, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

Após a abertura, terá início a mesa redonda composta por oradores convidados de renome nacional e internacional como Eduardo Fermé, especialista em Robótica e Inteligência Artificial e Docente da UMa; Josep Francesc Valls Giménez, Professor Catedrático e Coordenador do Projetos Turismo e STET; Pedro Costa, CEO da Quinta-furão; e Roland Bachmaier, CEO do Galo Resort Hotel.
Pelas 18h, será exibido o estudo de caso “The New Scenario of the Commercialization of Contemporary Tourism” e, às 18h30, haverá lugar à apresentação dos novos cursos e-learning, lançados na plataforma do projeto STET – Slow Tourism & E-Tourism: prepare to change for the close future, do qual a UMa é parceira.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do endereço https://forms.gle/JK7e56BUwYYu6bUK9 . Aos participantes será atribuído um certificado de presença bem como a oportunidade de fazer os cursos online em Slow Tourism e E-Tourism.


  • 0

UMa esteve no Stand “Study Tourism” em Lisboa

Category : Sem categoria

Mais uma edição do maior evento destinado aos estudantes de Portugal, o Futurália  uma feira de educação, formação e orientação educativa – teve lugar na Feira Internacional de Lisboa entre os dias 3 e 6 de abril de 2019. Milhares de estudantes maracaram presença neste grande evento, procurando por informações e sugestões quanto ao seu futuro académico e profissional.

A Universidade da Madeira não pôde faltar!

A convite da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo – Riptur – a Universidade da Madeira marcou presença no Stand “Study Tourism” – um espaço destinado a promover a oferta em Turismo das instituições de Portugal.

A nossa missão passou por divulgar a oferta formatiava em Turismo da UMa e foi com muita satisfação que a apresentámos! 

Esperamos ansiosamente pelo próximo ano!

 


  • 0

Chamada para Capítulos

“Impacts, Challenges, and Policy Responses to Overtourism”

 

IGI GLOBAL edição de livro

 

Editores:

Cláudia Ribeiro de Almeida, Universidade do Algarve
Alfred Quintano, Consultor de Turismo
Moisés Simancas, Universidade de La Laguna
Raquel Huete, Universidade de Alicante
Zélia Breda, Universidade de Aveiro

Datas Importantes:

Abril 17, 2019: Proposta do prazo de submissão
Abril 30, 2019: Notificação de aceitação
Agosto 15, 2019: Submissão do capitulo inteiro

Tópicos Recomendados:

  • Overtourism;
  • Fobia do Turismo;
  • Gentrificação;
  • Manifestos contra o turismo e teoria do decrescimento como uma alternativa a atividade turística atual;
  • Impactos do Turismo;
  • Sustentabilidade;
  • Turismo responsável;
  • Medida da capacidade de carga;
  • Concentração espaço-temporal;
  • Resposta locai e medidas de política;
  • Estratégias de demarketing;
  • Metodologia de medida e análise;
  • Politicas públicas, governação e manutenção do turismo

Também são aceites estudos de casos e melhores práticas de overtourism em cidades históricas, rurais, urbanas, litorais e áreas naturais protegidas.

 

Procedimento de Submissão:

Informação Adicional: https://www.igi-global.com/publish/call-for-papers/call-details/3920

Proposta de Capítulo:

Todos os capítulos devem ser submetidos, pelo site IGI Global

Link: https://www.igi-global.com/publish/call-for-papers/submit/3920

Perguntas:

Cláudia Ribeiro de Almeida, Universidade do Algarve calmeida@ualg.pt
Alfred Quintano, Consultor de Turismo, aquintano51@gmail.com
Moisés Simancas, Universidade de La Laguna, msimancas@ull.es
Raquel Huete, Universidade de Alicante, r.huete@ua.pt
Zélia Breda, Universidade de Aveiro, zelia@ua.pt