Category Archives: CiTUR

  • 0

Mara Franco, investigadora do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Polo da Universidade da Madeira, foi à Grécia no passado dia 19 de setembro para apresentar o estudo “The Level of Proximity of Latin Countries in Terms of Costumers Expectations about Services: Application to the Hotel Service”.

Esta apresentação foi realizada no âmbito da XII Conferência Anual da EuroMed Academy of Business.
👉 https://euromed2019.com/

É de salientar que este estudo foi conduzido pelo “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Regional Madeira 14-20, e recebeu o Prémio de Artigo Altamente Recomendado.

Pode aceder ao estudo através do Livro de Proceedings disponível no seguinte link: https://euromed2019.com/book-of-proceedings/, na página 240.


  • 0

O Futuro do Turismo na Madeira | 24 SET

Na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, pelas 14:30h no Colégio dos Jesuítas, decorrerá a conferência subordinada ao tema “O Futuro do Turismo na Madeira”.

A participação é gratuita mediante inscrição através do formulário.

Mais informação sobre a conferência pode ser consultada aqui .


  • 0

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


  • 0

Projeto SmartDest – Destino Turístico Inteligente

Nos passados dias 18 e 19 de junho, o CiTUR Madeira realizou um workshop denominado “Workshop Smartdest – Destino Turístico Inteligente” cujo objetivo consiste em criar novas ferramentas de estratégia e desenvolvimento para as ilhas, tendo em conta o turismo.

Neste evento foi apresentado o fim da primeira fase do projeto (MAC), um estudo de diagnóstico sobre a Região Autónoma da Madeira e uma proposta de um plano estratégico para o Turismo da Madeira.

O Smartdest aliena em si o objetivo de avaliar o espaço de cooperação definindo um plano e utilizando tecnologia inovadora para a discussão de destinos turísticos inteligentes. E espera que a cooperação entre todos os envolventes constitua um laboratório de experimentação para as inovações tecnológicas, considerando todo o setor turístico e a experiência acumulada dos parceiros deste projeto, bem como um espaço onde as empresas, empreendedores, operadores turísticos e gestores de um destino possam desenrolar os seus projetos com todas as infraestruturas necessárias. É necessário um espaço que ofereça as maiores facilidades ao nível de informação e que despolete novos modelos de negócio com o objetivo de incorporar as empresas tecnológicas e turísticas num nicho de atividade de crescimento global e com impacto na criação de emprego.

Em suma, o Smartdest visa fazer melhorias quanto à integração das tecnologias de informação no turismo, bem como beneficiar a investigação nesta área, possibilitando e facilitando a cooperação entre os interessados nesta área.

É um projeto que pertence ao Programa de Cooperação Territorial Madeira Açores Canárias (MAC) 2014-2020, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg.


  • 0

CiTUR em “Perspectiva(s)”

No passado mês de Junho do ano corrente, a revista “Perspetivas”, integrado no Jornal “Público”, destacou o Centro de Investigação promovendo o seu trabalho. CiTUR é um centro de investigação e inovação que conta com investigadores nacionais e internacionais, que vêem no CiTUR um modo de criar parcerias para benefícios de desenvolvimento turístico à escala global.
A revista destaca os seis polos (Algarve, Coimbra, Estoril, Guarda, Leiria, e Madeira) distribuídos de forma estratégica para, deste modo, permitirem atender a todas as necessidades e problemáticas existentes. Refere também as seis Linhas Temáticas de Investigação:

-Economia e Gestão do Turismo;

-Turismo, Hospitalidade e Restauração;

-E-Turismo;

-Território e Destinos Turísticos;

-Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos e da Animação;

-Turismo, Cultura, Sociedade e Linguagem.

Não obstante, visa demonstrar a revista científica internacional do seu centro de investigação, e promove o XI Congresso que irá decorrer entre os dias 5 e 7 denovembro, no Funchal.

Aceda à revista na integra, através deste link 👉http://perspetivas.pt/wp-content/uploads/2019/…/35_PERSP.pdf