Category Archives: Investigação Científica

  • 0

XI International Tourism Congress no Funchal entre 5 e 7 de novembro

O edifício da Reitoria da Universidade da Madeira foi o local escolhido para a realização da 11ª edição do Congresso Internacional de Turismo (ITC’19), este ano subordinado ao tema “A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”.

O congresso realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de novembro e é organizado pela Universidade da Madeira (UMa), através do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – CiTUR-Madeira, em parceria com o CiTUR-Leiria.

A sessão de abertura, agendada para as 09h30, do dia 5, contará com a presença do Reitor da UMa, José Carmo, do Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, do Presidente do CiTUR, Jorge Umbelino e pelo Presidente do Congresso, Paulo Almeida.

Ao longo de dois dias, este congresso vai reunir académicos de elevado prestígio internacional e profissionais do setor do Turismo, a fim de promover a apresentação e discussão de experiências nacionais e internacionais relacionadas com a competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos e com as marcas, o marketing e as experiências dos turistas. Este evento pretende também explorar e discutir novas perspetivas em turismo e desenvolvimento regional, de forma a promover novas metodologias e abordagens empíricas, e ainda analisar a importância das atividades turísticas e respetivo impacto em termos económicos, sociais, culturais e ambientais, a nível regional, nacional e internacional.

Do programa do congresso constam duas sessões plenárias, sendo o painel de oradores composto por Luíz Moutinho, da Suffolk Business School, University of Suffolk; Jorge Umbelino, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Alfonso Vargas, da Universidad de Huelva; José Manuel Simões, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa; e António Almeida, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira.

Além das sessões plenárias, o ITC’19 vai contar com diversas sessões paralelas e será entregue o best paper award 19’, no dia 6, às 17h. Para o dia 7, o último do congresso, está reservado um programa de cariz social, com uma visita a alguns dos locais mais emblemáticos da Ilha da Madeira.

Visite o site oficial da conferência aqui.


  • 0

Mara Franco, investigadora do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Polo da Universidade da Madeira, foi à Grécia no passado dia 19 de setembro para apresentar o estudo “The Level of Proximity of Latin Countries in Terms of Costumers Expectations about Services: Application to the Hotel Service”.

Esta apresentação foi realizada no âmbito da XII Conferência Anual da EuroMed Academy of Business.
👉 https://euromed2019.com/

É de salientar que este estudo foi conduzido pelo “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Regional Madeira 14-20, e recebeu o Prémio de Artigo Altamente Recomendado.

Pode aceder ao estudo através do Livro de Proceedings disponível no seguinte link: https://euromed2019.com/book-of-proceedings/, na página 240.


  • 0

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


  • 0

CiTUR em “Perspectiva(s)”

No passado mês de Junho do ano corrente, a revista “Perspetivas”, integrado no Jornal “Público”, destacou o Centro de Investigação promovendo o seu trabalho. CiTUR é um centro de investigação e inovação que conta com investigadores nacionais e internacionais, que vêem no CiTUR um modo de criar parcerias para benefícios de desenvolvimento turístico à escala global.
A revista destaca os seis polos (Algarve, Coimbra, Estoril, Guarda, Leiria, e Madeira) distribuídos de forma estratégica para, deste modo, permitirem atender a todas as necessidades e problemáticas existentes. Refere também as seis Linhas Temáticas de Investigação:

-Economia e Gestão do Turismo;

-Turismo, Hospitalidade e Restauração;

-E-Turismo;

-Território e Destinos Turísticos;

-Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos e da Animação;

-Turismo, Cultura, Sociedade e Linguagem.

Não obstante, visa demonstrar a revista científica internacional do seu centro de investigação, e promove o XI Congresso que irá decorrer entre os dias 5 e 7 denovembro, no Funchal.

Aceda à revista na integra, através deste link 👉http://perspetivas.pt/wp-content/uploads/2019/…/35_PERSP.pdf