Mês: Julho 2019

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


Projeto SmartDest – Destino Turístico Inteligente

Nos passados dias 18 e 19 de junho, o CiTUR Madeira realizou um workshop denominado “Workshop Smartdest – Destino Turístico Inteligente” cujo objetivo consiste em criar novas ferramentas de estratégia e desenvolvimento para as ilhas, tendo em conta o turismo.

Neste evento foi apresentado o fim da primeira fase do projeto (MAC), um estudo de diagnóstico sobre a Região Autónoma da Madeira e uma proposta de um plano estratégico para o Turismo da Madeira.

O Smartdest aliena em si o objetivo de avaliar o espaço de cooperação definindo um plano e utilizando tecnologia inovadora para a discussão de destinos turísticos inteligentes. E espera que a cooperação entre todos os envolventes constitua um laboratório de experimentação para as inovações tecnológicas, considerando todo o setor turístico e a experiência acumulada dos parceiros deste projeto, bem como um espaço onde as empresas, empreendedores, operadores turísticos e gestores de um destino possam desenrolar os seus projetos com todas as infraestruturas necessárias. É necessário um espaço que ofereça as maiores facilidades ao nível de informação e que despolete novos modelos de negócio com o objetivo de incorporar as empresas tecnológicas e turísticas num nicho de atividade de crescimento global e com impacto na criação de emprego.

Em suma, o Smartdest visa fazer melhorias quanto à integração das tecnologias de informação no turismo, bem como beneficiar a investigação nesta área, possibilitando e facilitando a cooperação entre os interessados nesta área.

É um projeto que pertence ao Programa de Cooperação Territorial Madeira Açores Canárias (MAC) 2014-2020, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg.


Expomadeira 2019

Category : Sem categoria

Estivemos no stand da UMa, na Expomadeira, nos passados dias 5 a 14 de julho, para divulgar a oferta e a atividade da Universidade da Madeira na área do turismo:

• Cursos breves de formação avançada em gestão do turismo – Formação para Executivos http://turismo.uma.pt/?page_id=11

• Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira https://www.uma.pt/…/licenciatura-em-direcao-e-gestao-hote…/

• CTeSP em Guias da Natureza https://www.uma.pt/ensino/ctesp/guias-da-natureza/

• CTeSP em Cozinha e Produção Alimentar https://www.uma.pt/…/ctesp/ctesp-em-cozinha-e-producao-ali…/

• A plataforma e os cursos online produzidos através do projeto internacional “STET” (Slow Tourism & E-Tourism), cofinanciado pelo Programa Erasmus + http://www.slowtourismacademy.com/

• Investigação científica produzida através do “Projeto Turismo: caracterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional http://turismo.uma.pt/?page_id=13

• Projeto “SmartDest”, que utiliza tecnologia inovadora para a formação de destinos turísticos inteligentes, através do Programa de Cooperação INTERREG Madeira, Açores e Canárias https://www.uma.pt/…/workshop-smartdest-destino-turist…/850/

• Resultados da Satisfação do Turista nos principais eventos turísticos da R.A.M. http://turismo.uma.pt/?page_id=971


CiTUR em “Perspectiva(s)”

No passado mês de Junho do ano corrente, a revista “Perspetivas”, integrado no Jornal “Público”, destacou o Centro de Investigação promovendo o seu trabalho. CiTUR é um centro de investigação e inovação que conta com investigadores nacionais e internacionais, que vêem no CiTUR um modo de criar parcerias para benefícios de desenvolvimento turístico à escala global.
A revista destaca os seis polos (Algarve, Coimbra, Estoril, Guarda, Leiria, e Madeira) distribuídos de forma estratégica para, deste modo, permitirem atender a todas as necessidades e problemáticas existentes. Refere também as seis Linhas Temáticas de Investigação:

-Economia e Gestão do Turismo;

-Turismo, Hospitalidade e Restauração;

-E-Turismo;

-Território e Destinos Turísticos;

-Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos e da Animação;

-Turismo, Cultura, Sociedade e Linguagem.

Não obstante, visa demonstrar a revista científica internacional do seu centro de investigação, e promove o XI Congresso que irá decorrer entre os dias 5 e 7 denovembro, no Funchal.

Aceda à revista na integra, através deste link 👉http://perspetivas.pt/wp-content/uploads/2019/…/35_PERSP.pdf


Próximos Eventos