Projeto SmartDest – Destino Turístico Inteligente

  • 0

Projeto SmartDest – Destino Turístico Inteligente

Nos passados dias 18 e 19 de junho, o CiTUR Madeira realizou um workshop denominado “Workshop Smartdest – Destino Turístico Inteligente” cujo objetivo consiste em criar novas ferramentas de estratégia e desenvolvimento para as ilhas, tendo em conta o turismo.

Neste evento foi apresentado o fim da primeira fase do projeto (MAC), um estudo de diagnóstico sobre a Região Autónoma da Madeira e uma proposta de um plano estratégico para o Turismo da Madeira.

O Smartdest aliena em si o objetivo de avaliar o espaço de cooperação definindo um plano e utilizando tecnologia inovadora para a discussão de destinos turísticos inteligentes. E espera que a cooperação entre todos os envolventes constitua um laboratório de experimentação para as inovações tecnológicas, considerando todo o setor turístico e a experiência acumulada dos parceiros deste projeto, bem como um espaço onde as empresas, empreendedores, operadores turísticos e gestores de um destino possam desenrolar os seus projetos com todas as infraestruturas necessárias. É necessário um espaço que ofereça as maiores facilidades ao nível de informação e que despolete novos modelos de negócio com o objetivo de incorporar as empresas tecnológicas e turísticas num nicho de atividade de crescimento global e com impacto na criação de emprego.

Em suma, o Smartdest visa fazer melhorias quanto à integração das tecnologias de informação no turismo, bem como beneficiar a investigação nesta área, possibilitando e facilitando a cooperação entre os interessados nesta área.

É um projeto que pertence ao Programa de Cooperação Territorial Madeira Açores Canárias (MAC) 2014-2020, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg.