ERASMUS +

 erasmus-logo-300x159

Designação do projeto | Slow-Tourism and E-Tourism: prepare to change for the close future
Código do projeto | 2017-1-FR01-KA203-037390
Objetivo principal | Fomentar a educação e os negócios no sector do turismo, adaptando e adotando as novas tendências turísticas (Slow-Tourim e E-Tourism)
Região de intervenção | Transnacional

Data de aprovação | 28-08-2017
Data de início | 01-09-2017
Data de conclusão | 31-08-2019
Custo total elegível | 240.798€
Apoio financeiro recebido pela Universidade da Madeira| 42.453€


QUEM SÃO OS NOSSOS PARCEIROS?

 DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto de Turismo pretende criar uma oportunidade única a fim de aumentar a consciencialização sobre o contributo do turismo sustentável para o desenvolvimento entre os decisores do sector público e privado e o público, mobilizando todos os stakeholders para que trabalhem juntos para tornar o turismo um catalisador de mudanças positivas. Juntamente com os parceiros do projeto STET visamos disseminar informação sobre Slow-Tourism e E-Tourism nos estudantes, professores e empresas, com o intuito de melhorar o empreendedorismo e facilitar o processo para a próxima geração para implementar atividades de Slow e ferramentas digitais no sector do turismo num futuro próximo. Deste modo, o projeto pretende criar módulos de e-learning sob a forma de MOOC ou SPOC a serem adicionados aos já existentes currículos de Ensino Superior, testados com profissionais do sector turístico nos países dos parceiros e, depois, abri-los para plataformas de aprendizagem ao longo da vida.


ATIVIDADES

Os 5 parceiros deste projeto visam criar módulos de formação de alta qualidade, usando tecnologias digitais atualizadas e respondendo às necessidades de desenvolvimento de conhecimento e competências da mão-de-obra jovem e futura na economia crescente do Turismo, especialmente em dois fatores principais de crescimento do setor turístico para o futuro próximo: Slow Tourism e E-Tourism.
Duas organizações de formação, duas universidades e um cluster de França, estão trabalhando em conjunto para produzir dois módulos de formação de e-learning sobre Slow Tourism e E-Tourism, além da criação de uma nova rede internacional dedicada a Slow Tourism, e sua plataforma web interativa de suporte.
O projeto associa empresas e instituições como especialistas em consultoria tendo por objetivo desta associação permitir que as formações sejam projetadas por profissionais de pedagogia (universidades e centros de formação) ligados à experiência na área através de empresas de consultoria e instituições regionais.
Igualmente, o nosso projeto está inscrito numa lógica de práticas inovadoras e abertas e tecnologias digitais. O desenvolvimento das nossas ferramentas seguirá o AGILE framework, bem como o Scrum e o Kanban. As tecnologias de suporte serão de open source (código aberto).


RESULTADOS

Resultados Esperados | Os principais resultados finais são dois MOOCs sobre Slow Tourism e E-Tourism, a criação de uma rede e de uma carta patente de Slow Tourism, bem como a criação de uma plataforma online que atende a três propósitos: a disseminação dos resultados dos projetos, uma plataforma de e-learning e mercado para todos os stakeholders do Slow Tourism, permitindo não apenas a troca de informações e as atualizações a serem empregues nos MOOCs, mas também promovendo a criação de novas sinergias e novas iniciativas exemplares de Slow em destinos turísticos.