screen-3157390_1280

O Projeto Turismo da Universidade da Madeira conseguiu aprovação para operacionalizar o "Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira", que atua por meio de cofinanciamento do programa regional Madeira 14-20, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e reconhecimento da investigação em turismo a nível nacional e internacional que, por conseguinte, quer tornar a Região Autónoma da Madeira conhecida e reconhecida pela investigação realizada em turismo através da publicação de artigos científicos, da integração em redes de investigação internacionais e pela colaboração em projetos de IDT+I. 

Deste modo, o fim implícito de todo este trabalho de investigação é permitir que os conceitos, ideias e produtos daí resultantes contribuam para o aumento da rentabilidade, sustentabilidade e competitividade do setor na região.

(Se quer obter informação detalhada acerca do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira” clique aqui). 


INVESTIGAÇÃO CORRENTE

Neste momento a operação de investigação desenvolve-se em torno de três grandes áreas:

"O turismo envolve a movimentação de pessoas, dos locais de origem para os locais de destino, por conseguinte não poderá ser descurada a importância que os diversos transportes detêm no desenvolvimento da atividade. Isto torna-se ainda mais evidente para as regiões insulares, dependentes essencialmente do transporte aéreo para garantir a sua acessibilidade. O Projeto “Destino” está focado na investigação dos fatores de atração, nas vantagens competitivas do destino, no potencial e na avaliação da rede de acessibilidades e mobilidade turística da Região."

"Os destinos maduros desenvolvem esforços maciços de redefinição da imagem, de forma a potenciar a renovação dos clientes, com base em novos segmentos/nichos e a fidelização da base de clientes atuais. Malgrado a perceção de que existem múltiplos focos de interesse (ex. turismo náutico, de natureza, cultural) falta informação precisa sobre o potencial de mercado destes nichos. O Projeto “Market” está focado na caracterização do mercado turístico na região, com incidência no estudo da concorrência, no potencial das áreas diferenciadoras deste mercado e na análise dos comportamentos dos potenciais e atuais clientes."

"O desenvolvimento da investigação científica integrará, além das questões científicas, questões sociais e económicas que irão servir a indústria. O Projeto “Impacto” está focado no apuramento do impacto macroeconómico do sector do turismo na economia e na criação de indicadores determinantes para apoio à tomada de decisão dos intervenientes no sector do turismo. Com incidência na otimização das atividades de promoção turística e na criação de soluções inovadores para aplicação no sector do turismo."

PO_Madeira_PT2020_FEDER