Para a linha de investigação Impacto, o grupo desenvolve atividade científica nos seguintes grandes pontos:

 

 1  Plataforma / Sistema de Agregação da Informação – Monitorização da Estratégia do Turismo da RAM

O marketing aparece, muitas vezes, associado à inovação. Se associarmos o marketing às redes sociais online poderá ser uma forma acessível de integrar ambas, sendo a comunicação como componente de marketing e a integração funcional das redes como inovação na gestão das organizações.

Considerando que os meios sociais online tornaram-se intrinsecamente intervenientes no negócio, as organizações necessitam compreender que já não são proprietárias exclusivas das relações dos consumidores com os seus produtos/serviços, pelo que, a sua sobrevivência dependerá da sua capacidade para socializar e interagir com a audiência. Uma efetiva utilização dos meios sociais pode representar uma fonte de vantagens competitivas para as organizações de difícil imitação, devido à arquitetura de ligação à organização, ocupando um papel estratégico ao nível da diferenciação ou custo, em detrimento de um papel meramente presencial.

Neste mundo mais transparente e dinâmico, no qual os consumidores confiam mais noutros consumidores para obter conselhos e recomendações sobre produtos e serviços através das redes sociais, é importante conhecer como e porque o ecossistema das redes sociais tem influencia sobre as organizações, como as empresas podem planear a sua integração estratégica e como obtêm novos modelos de negócios provenientes da sua utilização que permitam explorar os investimentos nos média sociais assegurando o devido retorno.

Esta investigação enquadra-se dentro da esfera do marketing, nomeadamente, na promoção, dando especial relevância ao marketing digital interativo e incidindo no impacto que tem os média sociais nos indivíduos e nas organizações, perceber quais são os fatores relevantes para a interatividade entre empresas e consumidores. Neste sentido, os objetivos principais passam por perceber qual tem sido a estratégica de marketing e comunicação relativa aos meios sociais digitais na promoção turística da RAM, as respetivas ações e ferramentas e os resultados alcançados pela utilização destes instrumentos de comunicação digital.

Para concluir, é importante mencionar que a monitorização e a aprendizagem através da vivência na rede como parte da cultura e das rotinas da organização, constituem fatores próprios que podem converter-se em vantagens competitivas pelo facto de serem fatores relevantes associados ao conhecimento tácito da organização.

 

Investigador responsável:

Pedro Correia
Professor Auxiliar Convidado / Investigador
Doutorado em Comunicação Digital Interativa na área de Marketing
pacorreia@staff.uma.pt

Investigadores auxiliares:

Rossana Santos
Professora Adjunta Convidada / Investigadora
Doutorada em Turismo
rossana.santos@staff.uma.pt
Renato Marques
Bolseiro de Investigação
Mestre em Economia
amarques@staff.uma.pt

 

 2  Análise do investimento privado no sector do turismo na RAM

Investigador responsável:

Ricardo Correia
Professor Auxiliar Convidado / Investigador
Doutorado em Gestão e Desenvolvimento Empresarial
rcorreia@uma.pt

 

Investigadores auxiliares:

António Martins
Professor Auxiliar / Investigador
Doutorado em Ciências Empresariais
antonio.martins@staff.uma.pt
Sérgio Teixeira
Bolseiro de Investigação
Mestre em Gestão
sergio.teixeira@staff.uma.pt
Élvio Camacho
Colaborador Externo

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