História e Missão

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Apostamos no Turismo desde 2011...

 

A nossa missão é impulsionar o desenvolvimento do turismo da R.A.M. e, consequentemente, a riqueza da Região, através da apuração dos factos mais recentes relacionados com o setor nas várias áreas de estudo, nomeadamente no estudo do mercado, do impacto e do destino.
Neste website, publicamos, permanentemente, todos os estudos científicos elaborados pela nossa equipa, todos os dados apurados através da monitorização turística que é feita pelo Observatório do Turismo e informamos sobre a nossa oferta de formação avançada de modo a facilitar todos os envolvidos no Turismo no implemento de ideias inovadoras, bem como na aplicação das melhores estratégias de desenvolvimento económico do setor na Região.

Como tudo começou?

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Uma vez que a Universidade da Madeira começou a apostar no Turismo, como uma área de interesse para a investigação na Região Autónoma da Madeira, pensou-se na importância da atividade que um Observatório podia trazer para a Região e foi por isso que em 2011 foi criado o Observatório do Turismo da Universidade da Madeira (OT-UMa).

Por consequência, dada a necessidade de incrementar a investigação e formação na área do Turismo na Universidade da Madeira, de modo a que esta se pudesse tornar num ator fundamental nesta área crucial para o desenvolvimento sustentável da Região, decidiu-se, depois, alargar esse projeto da Universidade, ampliando a composição e atividade do Observatório criando um Centro de Formação e Investigação em Turismo (CFIT-Madeira), que atuou em paralelo e em conexão com o Observatório até 2017.

Posteriormente, em 2018, o CFIT-UMa muda para CiTUR Madeira (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo da Madeira), polo da rede nacional CiTUR.

O "Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira", que está integrado no CiTUR Madeira e que atua por meio de cofinanciamento do Programa Operacional para a Região Autónoma da Madeira, designado por  "Madeira 14-20"), impulsionou investigação na Madeira foi impulsionada. O trabalho dos investigadores tem se desenvolvido aliado ao objetivo do Projeto: tornar a Região Autónoma da Madeira conhecida e reconhecida pela investigação realizada em turismo através da publicação de artigos científicos, da integração em redes de investigação internacionais e pela colaboração em projetos de IDT+I
Em suma, o OT-UMa monitoriza o fenómeno turístico na RAM, comprometendo-se a disponibilizar informação relevante e material técnico-científico sobre o fenómeno em observação, às entidades relevantes e à sociedade, em geral e o CiTUR Madeira visa desenvolver investigação do modo a contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico nesta área do saber e auxiliar os vários atores regionais na tomada de decisão.

 

Curiosidade

O ensino de Turismo em Portugal

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Nos anos 50, a atividade turística, em Portugal, começou a ser percebida como um meio de obtenção de ganhos económicos e este facto levou a que se começasse a pensar numa estratégia para o desenvolvimento do país, na qual se incluiu a ideia de formar um sistema de educação na área do turismo, no sentido de firmar o seu corpo de conhecimento científico para fornecer dados verídicos às entidades competentes como pilares das próximas ações a implementar neste âmbito.

Em consequência disso, em 1957 surge a primeira escola de Turismo - a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa - o que deu azo à criação de novos cursos orientados ao sector. O Instituto de Novas Profissões e o Instituto Superior de Línguas e Administração, em 1963, introduziram os primeiros cursos regulares de formação na área; em 1965, foi fundado o Centro Nacional de Formação Turística e Hotelaria pelo Estado (agora denominado de Turismo de Portugal); em 1967 foi fundada a Escola de Hotelaria e Turismo no Algarve, e assim sucessivamente foram se desenvolvendo vários núcleos e escolas pelo país. Contudo, nesta altura, o ensino orientado para o setor do turismo equiparava-se ao ensino profissional dos dias de hoje, sendo os cursos supracitados mais orientados para a atividade hoteleira.

No âmbito do Ensino Superior, os primeiros cursos tomaram lugar em instituições privadas. Em 1986, atribuindo o grau de Bacharelato, criou-se o curso em Turismo no Instituto Superior de Novas Profissões de Lisboa, o curso de Técnico em Línguas e Turismo no Instituto de Línguas e Administração de Lisboa e o curso de Turismo no Instituto Superior de Assistentes Interpretes.

Em 1988, a Universidade de Aveiro afirma-se como pioneira da educação em Turismo no Ensino Superior Público criando a Licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo. Tornou-se, assim, o “motor” propulsor do desencadeamento de outros cursos em Turismo pelas várias universidades públicas do país, como a Licenciatura Biepática em Turismo, em 1989 no Instituto Politécnico de Viana do Castelo; em Turismo e Gestão Hoteleira, criadas em 1991 e 1992 respetivamente, na Universidade do Algarve e, nesse mesmo ano, surgem as licenciaturas em Direção e Gestão Hoteleira, Direção e Gestão de Operadores Turísticos e Informação Turística na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, após a sua fundação no ano anterior.
Devido ao crescente desenvolvimento do Turismo, a criação de novos cursos orientados para o sector não se estagnou de modo a acompanhar o ritmo da evolução. É por isso que, atualmente, o sistema de ensino no nível superior conta com uma rede de 35 instituições públicas, 94 privadas, oferecendo 74 cursos superiores de turismo portugueses, perfazendo um total de 400 mil alunos inscritos, em Portugal.