Os 4 grandes focos de análise sobre o Destino Madeira. 

 

 1   PROTEÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL DA R.A.M.

SINOPSE:

A Região Autónoma da Madeira como destino turístico, bastante bem consolidado, carece de um levantamento de opiniões válidas em relação a práticas ambientais e gestão das mesmas, e tendo como referência as bases do desenvolvimento sustentável, a utilização dos recursos naturais existentes para uso turístico e as atividades socioeconómicas compreendidas pelo Modelo Turístico e o Modelo Territorial sugeridas para o desenvolvimento turístico na RAM, a linha de investigação número um tem como objetivo:
- Identificar a opinião dos turistas, agentes turísticos e população residente no arquipélago da Madeira em relação às práticas atuais para a proteção e gestão ambiental do destino turístico Madeira;
- Medir o grau de satisfação dos grupos acima mencionados relativamente à proteção e gestão ambiental do destino.
Assim, como forma de aferição da investigação aplicada ao destino Madeira, numa primeira fase, o Projeto Turismo: caraterização impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira, cofinanciado pelo programa Madeira 14-20, dedica-se, no âmbito da linha de investigação “Destino”, na caraterização dos pontos turísticos na RAM, medição do impacto ambiental e avaliação da sustentabilidade do turismo nesses mesmo pontos. Numa segunda fase o foco reside no benchmarking – análise comparada de determinadas atrações turísticas do destino Madeira com outros destinos nacionais e internacionais.

Investigador Responsável

LuisMota

Luís Mota

 2   ANÁLISE DA CAPACIDADE DE CARGA DOS PONTOS TURÍSTICOS

 

SINOPSE:

A identificação e caracterização dos pontos turísticos mais representativos da RAM, proporciona conteúdos úteis para a análise da capacidade de carga turística. Esta baseia-se na obtenção de dados estatísticos obtidos a partir de fontes primárias que referenciam descobertas, ou compartilham informações de valor para o nosso estudo. A capacidade de carga turística aborda temas físicos relacionados com a atração em estudo, onde os valores teóricos de utilização são calculados para minimizar impactos no meio ambiente. Uma análise completa ao impacto e sustentabilidade dos pontos turísticos, considera fatores ecológicos reais medidos na atração, os que são determinantes para o seu uso turístico. Efetivamente, ao analisar a capacidade carga turística, também relacionamos as componentes anteriormente mencionadas, com a capacidade de gestão da atração. De uma forma complementar, o estudo mede fatores socioculturais, os quais são um registo de opiniões a nível de perceção individual quanto ao congestionamento de pessoas que num determinado lugar sem causar perturbação social.
Tal como na linha de investigação para a Proteção e Gestão Ambiental da RAM, a segunda fase está focada no benchmarking de determinadas atrações turísticas encontradas destino Madeira e também com outros destinos nacionais e internacionais.

Investigador Responsável

LuisMota

 Luís Mota

Investigadores Auxiliares

13315491_717659498337452_2056883764596257307_n

Rossana Santos

 3   OPPORTUNITIES FOR SLOW TOURISM IN MADEIRA

Investigador Responsável

Foto_Prof.Valls

Josep Francesc Valls Giménez

Investigadores Auxiliares

LuisMota

Luís Mota

frederica

Frederica Gonçalves

4  E-TOURISM & MADEIRA

Investigador Responsável

Foto_Prof.Valls

Josep Francesc Valls Giménez

Investigadores Auxiliares

LuisMota

Luís Mota

frederica

 Frederica Gonçalves

PO_Madeira_PT2020_FEDER