Category Archives: Conferências, Palestras e Seminários

  • 0

XI International Tourism Congress no Funchal entre 5 e 7 de novembro

O edifício da Reitoria da Universidade da Madeira foi o local escolhido para a realização da 11ª edição do Congresso Internacional de Turismo (ITC’19), este ano subordinado ao tema “A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”.

O congresso realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de novembro e é organizado pela Universidade da Madeira (UMa), através do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – CiTUR-Madeira, em parceria com o CiTUR-Leiria.

A sessão de abertura, agendada para as 09h30, do dia 5, contará com a presença do Reitor da UMa, José Carmo, do Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, do Presidente do CiTUR, Jorge Umbelino e pelo Presidente do Congresso, Paulo Almeida.

Ao longo de dois dias, este congresso vai reunir académicos de elevado prestígio internacional e profissionais do setor do Turismo, a fim de promover a apresentação e discussão de experiências nacionais e internacionais relacionadas com a competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos e com as marcas, o marketing e as experiências dos turistas. Este evento pretende também explorar e discutir novas perspetivas em turismo e desenvolvimento regional, de forma a promover novas metodologias e abordagens empíricas, e ainda analisar a importância das atividades turísticas e respetivo impacto em termos económicos, sociais, culturais e ambientais, a nível regional, nacional e internacional.

Do programa do congresso constam duas sessões plenárias, sendo o painel de oradores composto por Luíz Moutinho, da Suffolk Business School, University of Suffolk; Jorge Umbelino, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Alfonso Vargas, da Universidad de Huelva; José Manuel Simões, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa; e António Almeida, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira.

Além das sessões plenárias, o ITC’19 vai contar com diversas sessões paralelas e será entregue o best paper award 19’, no dia 6, às 17h. Para o dia 7, o último do congresso, está reservado um programa de cariz social, com uma visita a alguns dos locais mais emblemáticos da Ilha da Madeira.

Visite o site oficial da conferência aqui.


  • 0

O Futuro do Turismo na Madeira | 24 SET

Na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, pelas 14:30h no Colégio dos Jesuítas, decorrerá a conferência subordinada ao tema “O Futuro do Turismo na Madeira”.

A participação é gratuita mediante inscrição através do formulário.

Mais informação sobre a conferência pode ser consultada aqui .


  • 0

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


  • 0

Fórum Turismo

Especialistas regionais debatem turismo

 

PROGRAMA

O Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo da Madeira – CiTUR-Madeira, pertencente à rede nacional CiTUR, realizou no dia 17 de janiero, entre as 09h30 e as 13h, a primeira edição do Fórum Turismo, na Sala de Simulação Empresarial da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.

Especialistas do sector empresarial e académico debateram os resultados preliminares dos estudos conduzidos pelo “Projeto Turismo: caraterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Programa Operacional da RAM, designado por “Madeira 14-20” – um Programa de apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do objetivo de Investimento no Crescimento e no emprego para a Região Autónoma da Madeira.

Refira-se que o Projeto Turismo tem como objetivo identificar, perceber e relacionar os factos determinantes para o setor de turismo na Região, nas diferentes áreas de estudo, nomeadamente nas questões relativas ao mercado, ao impacto e ao destino. Desta forma, o Projeto pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico nesta área do saber e auxiliar os vários atores regionais na tomada de decisão.

 

Aceda às comunicações apresentadas e fique a par dos resultados!


Dashboard Turismo – Élvio Camacho

O Sector da Hotelaria e do Turismo na RAM: que necessidades formativas? – Luís Oliveira

Capacidade de Carga – Luís Mota

Oferta Complementar do Turismo – Hélder Lopes

O Grau de Satisfação do Turista – Mara Franco