Category Archives: Projetos

  • 0

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


  • 0

Projeto SmartDest – Destino Turístico Inteligente

Nos passados dias 18 e 19 de junho, o CiTUR Madeira realizou um workshop denominado “Workshop Smartdest – Destino Turístico Inteligente” cujo objetivo consiste em criar novas ferramentas de estratégia e desenvolvimento para as ilhas, tendo em conta o turismo.

Neste evento foi apresentado o fim da primeira fase do projeto (MAC), um estudo de diagnóstico sobre a Região Autónoma da Madeira e uma proposta de um plano estratégico para o Turismo da Madeira.

O Smartdest aliena em si o objetivo de avaliar o espaço de cooperação definindo um plano e utilizando tecnologia inovadora para a discussão de destinos turísticos inteligentes. E espera que a cooperação entre todos os envolventes constitua um laboratório de experimentação para as inovações tecnológicas, considerando todo o setor turístico e a experiência acumulada dos parceiros deste projeto, bem como um espaço onde as empresas, empreendedores, operadores turísticos e gestores de um destino possam desenrolar os seus projetos com todas as infraestruturas necessárias. É necessário um espaço que ofereça as maiores facilidades ao nível de informação e que despolete novos modelos de negócio com o objetivo de incorporar as empresas tecnológicas e turísticas num nicho de atividade de crescimento global e com impacto na criação de emprego.

Em suma, o Smartdest visa fazer melhorias quanto à integração das tecnologias de informação no turismo, bem como beneficiar a investigação nesta área, possibilitando e facilitando a cooperação entre os interessados nesta área.

É um projeto que pertence ao Programa de Cooperação Territorial Madeira Açores Canárias (MAC) 2014-2020, promovido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg.


  • 0

4ª Reunião dos Parceiros STET

Category : Atividades , Parcerias , Projetos , STET

Na Grécia, já estão reunidos os primeiros aprendizes do curso e-learning em Slow Tourism & E-Tourism. Nesta reunião, a penúltima entre todos os parceiros do Projeto, não só os parceiros estão reunidos, como várias pessoas externas ao projeto estão presentes para testar o que tem vindo a ser produzido pelo Projeto STET. O objetivo principal deste quarto encontro é identificar a exequibilidade do curso, da plataforma e do webiste produzidos. Após a conclusão de todos os testes haverá um debate entre todos os parceiros do Projeto e os aprendizes, com o intuito de identificar o que ainda pode vir a ser melhorado.

Em breve disponível em: slowtourismacademy.com 


  • 0

DROTA e UMa unidas para a linha de investigação “Destino”

A Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) está a atuar, em parceira com a Universidade da Madeira no âmbito do “Projeto Turismo: caraterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, um projeto cofinanciado pelo programa regional “Madeira 14-20”. Esta parceria resulta da recolha de informação para a linha de investigação “Destino” que tem como objetivo abordar a proteção e a gestão ambiental da Região.

Aceda à notícia completa aqui.

 


  • 0

Entrevistas para o Projeto Slow Tourism & E-Tourism

Category : Projetos

Aqui fica o registo do trabalho que tem vindo a ser feito pela UMa a respeito do Projeto “Slow Tourism & E-Tourism: prepare to change for the close future” (STET).
Ao longo dos últimos meses, vários especialistas em turismo, hotelaria, tecnologias e atividades na natureza têm sido entrevistados com o propósito de recolher imagens para o produto final do Projeto – um curso online sobre Slow Tourism & E-Tourism. Disponível em breve!

*

Projeto: Slow Tourism & E-Tourism: prepare to change for the close future (STET)

Parceiros: AFORMAC; P.A.P Corp. Hotels; Euroform RFS e Universitat de les Illes Balears

Programa: Erasmus +

*


  • 0

Trabalho de Investigação no Cabo Girão

Entre os dias 1 e 11 de agosto, os investigadores do Projeto Turismo deslocaram-se ao Miradouro do Cabo Girão para dar continuidade ao estudo “Capacidade de Carga e Gestão Ambiental” – estudo que está a ser elaborado a respeito da linha de investigação “Destino”.

 

 


  • 0

O Projeto Turismo está imparável na busca de dados para o estudo da linha de investigação “Destino”!

Entre 15 de Maio e 17 de Junho, os nossos investigadores deslocaram-se ao Rabaçal de modo a dar continuidade ao estudo de benchmarking, nomeadamente na medição da capacidade de carga e do grau de satisfação do turista, visitante, população e empresas. 

O próximo ponto turístico para análise será o Cabo Girão.