Category Archives: Investigação

  • 0

Mara Franco, investigadora do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Polo da Universidade da Madeira, foi à Grécia no passado dia 19 de setembro para apresentar o estudo “The Level of Proximity of Latin Countries in Terms of Costumers Expectations about Services: Application to the Hotel Service”.

Esta apresentação foi realizada no âmbito da XII Conferência Anual da EuroMed Academy of Business.
👉 https://euromed2019.com/

É de salientar que este estudo foi conduzido pelo “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, por meio do Programa Regional Madeira 14-20, e recebeu o Prémio de Artigo Altamente Recomendado.

Pode aceder ao estudo através do Livro de Proceedings disponível no seguinte link: https://euromed2019.com/book-of-proceedings/, na página 240.


  • 0

Apresentação no México

Realizou-se no México uma apresentação de um estudo caso  “A Comercialização de Destinos e Produtos Slow Tourism”, nos passados dias 20 e 21 de junho deste ano para o Associação Latino-Americana de Casos.
A apresentação assentou no âmbito do Estudo de Caso realizado através do “Projeto Turismo: Caraterização, Impacto, Sustentabilidade do Turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional. Beneficiando deste evento, uma universidade mexicana aproveitou a iniciativa do nosso Professor para lecionar uma aula sobre o ecoturismo para entender melhor o conceito e a sua sustentabilidade.

O Ecoturismo é um segmento turístico que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentivando a sua conservação tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Promovendo dessa forma um equilíbrio entre o homem e a natureza e por conseguinte o bem-estar das populações. 🤲🌎🌳


  • 0

Chamada para Capítulos

“Impacts, Challenges, and Policy Responses to Overtourism”

 

IGI GLOBAL edição de livro

 

Editores:

Cláudia Ribeiro de Almeida, Universidade do Algarve
Alfred Quintano, Consultor de Turismo
Moisés Simancas, Universidade de La Laguna
Raquel Huete, Universidade de Alicante
Zélia Breda, Universidade de Aveiro

Datas Importantes:

Abril 17, 2019: Proposta do prazo de submissão
Abril 30, 2019: Notificação de aceitação
Agosto 15, 2019: Submissão do capitulo inteiro

Tópicos Recomendados:

  • Overtourism;
  • Fobia do Turismo;
  • Gentrificação;
  • Manifestos contra o turismo e teoria do decrescimento como uma alternativa a atividade turística atual;
  • Impactos do Turismo;
  • Sustentabilidade;
  • Turismo responsável;
  • Medida da capacidade de carga;
  • Concentração espaço-temporal;
  • Resposta locai e medidas de política;
  • Estratégias de demarketing;
  • Metodologia de medida e análise;
  • Politicas públicas, governação e manutenção do turismo

Também são aceites estudos de casos e melhores práticas de overtourism em cidades históricas, rurais, urbanas, litorais e áreas naturais protegidas.

 

Procedimento de Submissão:

Informação Adicional: https://www.igi-global.com/publish/call-for-papers/call-details/3920

Proposta de Capítulo:

Todos os capítulos devem ser submetidos, pelo site IGI Global

Link: https://www.igi-global.com/publish/call-for-papers/submit/3920

Perguntas:

Cláudia Ribeiro de Almeida, Universidade do Algarve calmeida@ualg.pt
Alfred Quintano, Consultor de Turismo, aquintano51@gmail.com
Moisés Simancas, Universidade de La Laguna, msimancas@ull.es
Raquel Huete, Universidade de Alicante, r.huete@ua.pt
Zélia Breda, Universidade de Aveiro, zelia@ua.pt


  • 0

Fórum Turismo

Especialistas regionais debatem turismo

 

PROGRAMA

O Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo da Madeira – CiTUR-Madeira, pertencente à rede nacional CiTUR, realizou no dia 17 de janiero, entre as 09h30 e as 13h, a primeira edição do Fórum Turismo, na Sala de Simulação Empresarial da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.

Especialistas do sector empresarial e académico debateram os resultados preliminares dos estudos conduzidos pelo “Projeto Turismo: caraterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, cofinanciado pelo Programa Operacional da RAM, designado por “Madeira 14-20” – um Programa de apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do objetivo de Investimento no Crescimento e no emprego para a Região Autónoma da Madeira.

Refira-se que o Projeto Turismo tem como objetivo identificar, perceber e relacionar os factos determinantes para o setor de turismo na Região, nas diferentes áreas de estudo, nomeadamente nas questões relativas ao mercado, ao impacto e ao destino. Desta forma, o Projeto pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico nesta área do saber e auxiliar os vários atores regionais na tomada de decisão.

 

Aceda às comunicações apresentadas e fique a par dos resultados!


Dashboard Turismo – Élvio Camacho

O Sector da Hotelaria e do Turismo na RAM: que necessidades formativas? – Luís Oliveira

Capacidade de Carga – Luís Mota

Oferta Complementar do Turismo – Hélder Lopes

O Grau de Satisfação do Turista – Mara Franco


  • 0

DROTA e UMa unidas para a linha de investigação “Destino”

A Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) está a atuar, em parceira com a Universidade da Madeira no âmbito do “Projeto Turismo: caraterização, impacto e sustentabilidade do turismo da Madeira”, um projeto cofinanciado pelo programa regional “Madeira 14-20”. Esta parceria resulta da recolha de informação para a linha de investigação “Destino” que tem como objetivo abordar a proteção e a gestão ambiental da Região.

Aceda à notícia completa aqui.

 


  • 0

Turismo e UMa na Revista Portugal Inovador (Jornal Público)

“Formar, investigar e dinamizar o Turismo”, notícia publicada na Revista Portugal Inovador (Jornal Público), Edição de Setembro de 2018, referente ao trabalho desenvolvido na Universidade da Madeira em prol do Turismo.

Descarregue a Edição de setembro de 2018 aqui. A notícia supracitada está na pág. 13 e 14.

 


  • 0

Trabalho de Investigação no Cabo Girão

Entre os dias 1 e 11 de agosto, os investigadores do Projeto Turismo deslocaram-se ao Miradouro do Cabo Girão para dar continuidade ao estudo “Capacidade de Carga e Gestão Ambiental” – estudo que está a ser elaborado a respeito da linha de investigação “Destino”.

 

 


  • 0

O Projeto Turismo está imparável na busca de dados para o estudo da linha de investigação “Destino”!

Entre 15 de Maio e 17 de Junho, os nossos investigadores deslocaram-se ao Rabaçal de modo a dar continuidade ao estudo de benchmarking, nomeadamente na medição da capacidade de carga e do grau de satisfação do turista, visitante, população e empresas. 

O próximo ponto turístico para análise será o Cabo Girão. 


  • 0

Category : Investigação

No âmbito do Projeto Turismo: Caraterização, Impacto e Sustentabilidade do Turismo da Madeira, os nossos investigadores deslocaram-se a Tenerife com o objetivo de efetuar um estudo de benchmarking através da medição da capacidade de carga e do grau de satisfação do turista, visitante, população e empresa em espaços UNESCO.

Este trabalho contou com a colaboração da Universidade de La Laguna.